PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental – Nível II

CONSTRUÇÃO DE IDEIAS

PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental - Nível II

É um Programa de Intervenção para corrigir processos cognitivos e aplicado utilizando como ferramenta a mediação que se efetiva pela Experiência da Aprendizagem Mediada.

Um método que provoca a modificabilidade nas estruturas cognitivas do indivíduo, expande a capacidade para aprender, aumenta a sua eficácia mental por meio da flexibilidade e adaptabilidade de seu potencial cognitivo; e melhora a qualidade do desempenho intelectual.
USE A INTELIGÊNCIA! Capacita-se em compreender e resolver novos problemas e conflitos. Adapte-se a novas situações. Tire tudo de letra. Está esperando o quê?

EFICÁCIA

Já pensou em potencializar a forma de como você aprende e ou ensina? Melhor ainda se fosse com um método que envolve uma tríade infalível não é mesmo? AQUI TEMOS! Nosso curso envolve o mediado, a tarefa e o mediador, cujo este, se faz essencial neste processo. Você pode alterar a configuração de como obtém e aprimora conhecimento e aliar a tudo isso, aspectos afetivos e sociais perante a sua experiência de vida e desenvolver os seus processos cognitivos superiores.

Descrição

O PEI – Foi desenvolvido há mais de 50 anos e pelo romeno psicólogo clínico e cognitivo Reuven Feuerstein.

Tudo começou quando o desenvolvimentista ensinou crianças sobreviventes do Holocausto. Este foi o início de uma longa carreira que abordaria as necessidades psicológicas e educacionais de imigrantes e refugiados.

Feuerstein elaborou a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e o PEI que são reconhecidos mundialmente, traduzidos para 17 idiomas, incluindo europeus, asiáticos e uma versão em Braile para portadores de necessidade visual. 

Prestígio e renome alcançados pelos resultados que apresentam em diferentes contextos:

Em escolas e clínicas, para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, superdotados e EJA.

Formação para professores, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, supervisores, gestores e terapeutas.

Empresas em programas de treinamento das habilidades de solução de problemas, de aprendizagem e no estabelecimento de procedimentos para produtividade.

Para qualquer pessoa que se interesse em aumentar o seu potencial cognitivo e ampliando seu campo mental.

Quem foi Reuven Feuerstein ?

Foi o fundador do Instituto Feuerstein e atuou como presidente até sua morte. Psicólogo clínico, de desenvolvimento cognitivo, o professor Feuerstein é responsável pela visão, essência, ideias e práticas que compõem o Instituto fundado.

O caminho para a realização do potencial humano

Nasceu na Romênia em 21 de Agosto de 1921. Iniciou sua carreira acadêmica estudando educação no Teachers College of Bucharest (1940-1942), antes de mudar seu foco para a psicologia no UNESCO College Bucharest em 1942. Simultaneamente, Feuerstein trabalhou como professor e depois diretor de uma escola para crianças com deficiência. Os estudos foram interrompidos em 1944, quando os nazistas invadiram a Romênia e Feuerstein emigrou para o Mandato da Palestina (Israel atual). Depois de um ano no Seminário de Professores de Jerusalém, Feuerstein começou a trabalhar como professor de educação especial e conselheiro de jovens nas Aldeias da Juventude Aliyah. Enquanto atuava nessa posição, passou a entender e estudar as variadas e complexas necessidades psicológicas e educacionais de imigrantes, refugiados e outros grupos desfavorecidos.

Retomou seus estudos acadêmicos em 1950, cursando psicologia geral e clínica na Universidade de Genebra, na Suíça (1950-1954). Durante esse período, ele também atuou como diretor de serviços psicológicos da agência Youth Aliyah na Europa. Feuerstein então retornou a Israel, onde foi nomeado diretor da Clínica Infantil de Instrução e Desenvolvimento em Aliyat HaNoar (1955-1983). Durante esse período, também obteve seu Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Sorbonne em Paris (1970) e estabeleceu a Instituição de Pesquisa Hadassah WIZO em Jerusalém, que se engajou na pesquisa e desenvolvimento de planos de intervenção para o avanço de grupos desfavorecidos.

Feuerstein ensinou e foi convidado a palestrar em várias universidades ao redor do mundo, incluindo a Bar Ilan University em Israel e a Yale University nos Estados Unidos. Ele era membro de vários comitês acadêmicos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, educação, autismo e muito mais.

Em 1989, Feuerstein estabeleceu o ‘Centro Internacional para a Melhoria do Potencial de Aprendizagem’ – hoje conhecido como Instituto Feuerstein.

Um homem e um psicólogo à frente de seu tempo

O professor Feuerstein começou a desenvolver suas teorias de modificabilidade cognitiva estrutural e aprendizado mediado enquanto estudava na Universidade de Genebra. Por meio de seu trabalho profissional com imigrantes, refugiados e pessoas com deficiência, ele encontrou apoio ao pressuposto de que inteligência e realizações não são medidas com precisão por exames de avaliação estática, como testes de QI. Tendo percebido que nem todos aprendem da mesma maneira, Feuerstein começou a desenvolver seu próprio conjunto de ferramentas para avaliar o potencial e ensinar novas maneiras de aprender.

Desde a década de 1970 até sua morte em 29 de Abril de 2014, criou e desenvolveu inúmeras aplicações para sua metodologia, com o objetivo de integrar e melhorar a vida de grupos desfavorecidos. Deu esperança a centenas de milhares de pessoas, tendo lhes proporcionado a oportunidade de criar uma mudança significativa e que alterou a vida, melhorando suas habilidades funcionais por meio de sua aptidão para aprender.

Por seu trabalho, o professor Reuven Feuerstein recebeu muitos prêmios, prêmios e reconhecimento mundial por seu trabalho inovador na realização do potencial humano; ele recebeu o Prêmio Israel em Educação em 1992, nomeado para o Prêmio Nobel da Paz em 2012 e recebeu postumamente a Medalha do Presidente em 2014.

INFORMAÇÕES TRADUZIDAS DA PÁGINA – https://www.icelp.info/en/home-3/about-us/professor-reuven-feuerstein-1921-2014/
Acesso em 29 de Junho de 2020.

Calendário - Fim da Página

Quem é a Mediadora?

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Desenvolvimento Cognitivo
ATA e Trainer em PEI Nível I e II, formada pelo ICELP – Jerusalém/Israel

Profissional Licenciada para Mediar

Graduada em Pedagogia, Estudos Sociais e em Administração Escolar.
Pós Graduada em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia e Inspeção Escolar.
Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
DIRE – Diretora Regional Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG.
Diretora Regional da UNDIME Minas Gerais – União Nacional de Dirigentes Municipais.
Docente em graduação e pós-graduação para os cursos de Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica,
Gestão Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Consultório com trabalho personalizado para crianças, adultos, famílias, profissionais, instituições e empresas.
Palestrante nacional, participações em rádios, jornais e em entrevista na Globo News e nos livros:
1 – Hidrocefalia – Desmistificar é Preciso: Maria Tereza Bustamante Rosa Rezende;
2 – Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprendizagem – Proposições Psicopedagógicas: João Beauclair.
Depoente no Curso de Empreendedorismo promovido pelo Ministério de Educação – Cabo Verde na África 
em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas.

CONTRATE-ME

Meu trabalho vai além da minha cidade. Viajo em território nacional.

O que vou aprender ?

  • EMBASAMENTO TEÓRICO + 7 INSTRUMENTOS;
  • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE);
  • Critérios de Mediação (CM);
  • Categorias de Interação (CI);
  • Experiência de Aprendizagem Mediada (E.A.M);
  • Mapa Cognitivo (MC)

Informações Adicionais

As pranchas do Instrumento 7 - Desenho de Padrões são adquiridas separadamente.

INSTRUÇÕES
Instrumento 1

Instruções focaliza na codificação e decodificação de informação verbal escrita, auxiliando o aprendiz a desenvolver sua habilidade para extrair dados implícitos a partir das informações explícitas.
Provoca a substituição da linguagem egocêntrica pela linguagem clara e precisa. Exercita a análise, síntese, o pensamento inferencial e raciocínio lógico.

RELAÇÕES FAMILIARES
Instrumento 2

A partir de algo conhecido como a família, procura-se encontrar as estruturas e tipos de relações: hierárquicas, horizontais, verticais, simétricas e assimétricas.
Exercita a precisão da linguagem na codificação e decodificação das relações, o pensamento inferencial, raciocínio dedutivo para justificar conclusões formuladas e sustentadas em evidência lógica.

RELAÇÕES TEMPORAIS
Instrumento 3

Desenvolve a habilidade de usar conceitos temporais e descrever e ordenar eventos. Sem a consciência da continuidade do tempo, pessoas têm dificuldades em usar experiência  passada para prever o futuro e  planejá-lo. Procura-se diferenciar o antes, o durante e o depois. Provoca percepção do tempo objetivo e o subjetivo.
Reorientando a percepção do tempo, aperfeiçoando-nos no seu uso, melhoramos nossa relação com o mundo, seremos mais conscientes, mais precisos.

PROGRESSÕES NUMÉRICAS
Instrumento 4

Uma das características mais importantes do ser humano é impor ordem sobre a desorganização do universo que o cerca, por meio das relações que se estabelecem entre objetos e eventos, formando sistemas significativos.
Na natureza existem acontecimentos já organizados em sequências e com ritmos já determinados, cabendo ao homem a leitura desses eventos antes de tentar organizá-los.
Na procura de relações que existem entre determinadas situações, as pessoas descobrem as regras e as leis que estão por detrás de uma sucessão de fatos existentes.

RELAÇÕES TRANSITIVAS
Instrumento 5​

O instrumento ajuda o aprendiz a reconhecer condições que permitem o raciocínio dedutivo e indutivo, desenvolvendo os pré-requisitos necessários para ao pensamento inferencial baseado na implicação lógica e no raciocínio relacional.
Estabelecer inferências válidas através do pensamento indutivo.
Identificar conjuntos ordenados e reconhecer as condições de uma relação transitiva ou transferível.
Buscar a lógica baseada em evidências como base para estabelecer inferências.

SILOGISMO
Instrumento 6

No raciocínio silogístico, a integração da informação a partir de duas premissas sobre a relação entre os termos leva a dedução de uma relação desconhecida. Através das tarefas de silogismos, aprendizes adquirem a habilidade de discriminar entre uma conclusão válida e inválida e entre um resultado possível e inevitável. Este instrumento promove o pensamento inferencial e abstrato.
Usar a lógica formal proposicional para estabelecer inferências através do pensamento dedutivo.
A partir de relação entre conjuntos e subconjuntos os enunciados categóricos são trabalhados em suas formas: todos, nenhum, alguns e alguns não.

DESENHO DE PADRÕES
Instrumento 7

Este instrumento, consiste de tarefas nas quais o aluno deve construir mentalmente um desenho através de uma complexa série de etapas.
As respostas em desenho de padrões são procuradas por afirmação, negação e eliminação do que é logicamente impossível.
A identificação do todo através das suas partes sobrepostas, requer uma construção ativa, mental com a ajuda de inferências, uma antecipação e representação do resultado.
Este instrumento cristaliza as funções cognitivas adquiridas em todo o programa, permitindo suas aplicações em situações que requerem níveis complexos de raciocínio representacional.
Permite que todas as operações e funções cognitivas aprendidas sejam exercitadas. Ajuda a analisar profundamente a realidade: reforça a representação e transformação mental, bem como o raciocínio hipotético-inferencial.

Reuven Feuerstein

"Mais importante do que saber é aprender como usar esse saber."

Objetivos

  • Corrigir funções cognitivas deficientes;
  • Adquirir vocabulário, códigos, conceitos e relações relevantes para a realização das tarefas do PEI bem como para resolução geral de problema;
  • Desenvolver motivação intrínseca por meio da formação de hábitos;
  • Desenvolver o pensamento reflexivo e o insight;
  • Mudar o padrão de pensamento de receptor passivo e reprodutor de dados para o gerador ativo de novas informações.

CERTIFICADO
CURSO COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DO ICELP

Institute for the Enhancement of Learning Potential – Jerusalém/Israel
O certificado de participação será emitido mediante aproveitamento de 100% do aluno.

Como? Quem? Quando? Onde? Por quê? O que?

Público Alvo

Crianças e Adolescentes com dificuldades de aprendizagem, Superdotados, Estudantes e profissionais das áreas de Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia, Pós Graduados, Normal Superior,  Fonoaudiologia, Terapeutas, Orientadores, Supervisores, Gestores, Coordenadores e para Empresas em programas de treinamento e na busca por soluções de problemas;

Pessoa e profissional de qualquer área que deseja melhorar o seu funcionamento do potencial cognitivo.

CARGA HORÁRIA

72 H - 7 Dias Seguidos, pode-se realizar no período de férias
Segunda a Domingo - Das 08h às 19h - Com 1 H de Almoço
2 Coffee Break por dia - Incluso / Almoço - Por conta do aluno

HORÁRIOS

Sexta, Sábados e Domingos - Das 08h às 19h OU
3 Finais de Semana = 3 Sábados e Domingos + 1 Única Sexta OU
7 Sábados - 1 por Mês

O que falam sobre nós...

O curso do PEI II me abriu novas possibilidades. Várias dúvidas foram sanadas e eu pude ampliar ainda mais meus conhecimentos.
Rosé, você é uma pessoa incrível! Altro astral, simpática e extremamente competente. Sua didática me proporcionou uma nova visão da mediação. Obrigada por todo conhecimento transmitido a nós, e por todo carinho. Muito feliz por ter essa oportunidade, e já ansiosa para os próximos cursos! Enfim, obrigada por tudo!
Com carinho, Carol.

Ana Carolina Coronha Lima Vieira

Bacharel em enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. MBA Executivo em Saúde. Pós-graduada em Psicomotricidade Clínica e Relacional - Clínica Córtex
Juiz de Fora - Minas Gerais.

A tomada de consciência do PEI, com profundidade, deu-se neste espaço, um verdadeiro lugar de encontro comigo mesma, em instruções / metodologia / transcendência e com a possibilidade de uma didática eloquentemente aplicada. Entendo que aprendemos em momentos de alegria, porque nossas funções cognitivas são suavemente conduzidas pelo sentir. Experimentei essa realidade durante esses 7 dias intensos de conhecimento, afeto, elevação, compreensão, paciência e descontração – elementos, por vezes antagônicos mas que são complementares no ambiente de aprendizagem. Foi um enorme prazer ser conduzida por mãos tão firmes e doces. Muito obrigada pela disponibilidade e competência.

Cristina Coronha Lima Vieira

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense, Psicopedagoga, Especialista em Educação Infantil e Neuropsicopedagoga e Docente na Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais. Autora do livro - Melhores Pais, Melhores Filhos: Educar pelo exemplo.

A experiência do PEI – Nível II está sendo fantástica pela forma de como acontece a mediação e também pela interação das várias relações que aqui foram estabelecidas. Foi uma maneira de mergulhar no campo mental podendo transcender com tranquilidade. Muito obrigada por proporcionar o autoconhecimento e de me ajudar a ampliar meu campo mental, mostrando com delicadeza e serenidade o que poderia melhorar e o quanto sou capaz.

Juliana Aparecida Fontes

Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí. Pós graduada em Pscicopedagogia, Graduada em Pedagogia. Cursando Especialização em Altas Habilidades / Superdotação. Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) Níveis I e II.

Próxima Turma - Faça sua pré inscrição
Garanta - SUA VAGA.

Ficou Interessado ?

Quando se trata de educação e intervenção cognitiva, o lugar é aqui. Você pode aumentar o seu Q.I e transformar o seu pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio; e muito mais.
Aprimore a experiência pessoal e profissional incluindo a combinação de qualidade, facilidade na aprendizagem e foco no que há de mais atual. 
Nós sabemos sobre a sua agenda agitada. Também sabemos que a única maneira de você realmente entender um assunto é praticá-lo em um ambiente real.
Queremos que tudo esteja certo e atenda suas expectativas. Portanto, aguardamos o seu contato para ajustar os toques finais.
Agora, só falta VOCÊ!

Contate-nos

    CONHEÇA OUTROS CURSOS

    Aprenda com os melhores

    Participe do nosso curso e comece a construir uma carreira de sucesso. Garantimos que cada turma seja facilmente compreendida e que todos os alunos atinjam o mesmo nível de conhecimento necessário para aplicar na profissão e no cotidiano.