Retomou seus estudos acadêmicos em 1950, cursando psicologia geral e clínica na Universidade de Genebra, na Suíça (1950-1954). Durante esse período, ele também atuou como diretor de serviços psicológicos da agência Youth Aliyah na Europa. Feuerstein então retornou a Israel, onde foi nomeado diretor da Clínica Infantil de Instrução e Desenvolvimento em Aliyat HaNoar (1955-1983). Durante esse período, também obteve seu Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Sorbonne em Paris (1970) e estabeleceu a Instituição de Pesquisa Hadassah WIZO em Jerusalém, que se engajou na pesquisa e desenvolvimento de planos de intervenção para o avanço de grupos desfavorecidos.
Feuerstein ensinou e foi convidado a palestrar em várias universidades ao redor do mundo, incluindo a Bar Ilan University em Israel e a Yale University nos Estados Unidos. Ele era membro de vários comitês acadêmicos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, educação, autismo e muito mais.
Em 1989, Feuerstein estabeleceu o ‘Centro Internacional para a Melhoria do Potencial de Aprendizagem’ – hoje conhecido como Instituto Feuerstein.
Um homem e um psicólogo à frente de seu tempo
O professor Feuerstein começou a desenvolver suas teorias de modificabilidade cognitiva estrutural e aprendizado mediado enquanto estudava na Universidade de Genebra. Por meio de seu trabalho profissional com imigrantes, refugiados e pessoas com deficiência, ele encontrou apoio ao pressuposto de que inteligência e realizações não são medidas com precisão por exames de avaliação estática, como testes de QI. Tendo percebido que nem todos aprendem da mesma maneira, Feuerstein começou a desenvolver seu próprio conjunto de ferramentas para avaliar o potencial e ensinar novas maneiras de aprender.
Desde a década de 1970 até sua morte em 29 de Abril de 2014, criou e desenvolveu inúmeras aplicações para sua metodologia, com o objetivo de integrar e melhorar a vida de grupos desfavorecidos. Deu esperança a centenas de milhares de pessoas, tendo lhes proporcionado a oportunidade de criar uma mudança significativa e que alterou a vida, melhorando suas habilidades funcionais por meio de sua aptidão para aprender.
Por seu trabalho, o professor Reuven Feuerstein recebeu muitos prêmios, prêmios e reconhecimento mundial por seu trabalho inovador na realização do potencial humano; ele recebeu o Prêmio Israel em Educação em 1992, nomeado para o Prêmio Nobel da Paz em 2012 e recebeu postumamente a Medalha do Presidente em 2014.
INFORMAÇÕES TRADUZIDAS DA PÁGINA – https://www.icelp.info/en/home-3/about-us/professor-reuven-feuerstein-1921-2014/
Acesso em 29 de Junho de 2020.