PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental – Nível I

SOLUÇÃO

PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental - Nível I

É um Programa de Intervenção para corrigir processos cognitivos e aplicado utilizando como ferramenta a mediação que se efetiva pela Experiência da Aprendizagem Mediada.
Um programa que provoca a modificabilidade nas estruturas cognitivas do indivíduo, expande a capacidade para aprender, aumenta a sua eficácia mental por meio da flexibilidade e adaptabilidade; e melhora a qualidade do desempenho intelectual.
USE A INTELIGÊNCIA! Capacita-se em compreender e resolver novos problemas e conflitos. Adapte-se a novas situações. Tire tudo de letra. Está esperando o quê?

EFICÁCIA

Já pensou em potencializar a forma de como você aprende e ou ensina? Melhor ainda se fosse com um método que envolve uma tríade infalível não é mesmo? AQUI TEMOS! Nosso curso envolve o mediado, a tarefa e o mediador, cujo este, se faz essencial neste processo. Você pode alterar a configuração de como obtém e aprimora conhecimento e aliar a tudo isso, aspectos afetivos e sociais perante a sua experiência de vida.

Descrição

Foi desenvolvido há mais de 50 anos e pelo romeno psicólogo clínico e cognitivo Reuven Feuerstein.

Tudo começou quando o desenvolvimentista ensinou crianças sobreviventes do Holocausto. Este foi o início de uma longa carreira que abordaria as necessidades psicológicas e educacionais de imigrantes e refugiados.

Feuerstein elaborou a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e o PEI que são reconhecidos mundialmente, traduzidos para 17 idiomas, incluindo europeus, asiáticos e uma versão em Braile para portadores de necessidade visual. 

Prestígio e renome alcançados pelos resultados que apresentam em diferentes contextos:

Em escolas e clínicas, para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, superdotados e EJA.

Formação para professores, psicopedagogos, psicólogos,  fonoaudiólogos, supervisores, gestores e terapeutas.

Empresas em programas de treinamento das habilidades para solução de problemas, de aprendizagem e no estabelecimento de procedimentos para produtividade.

Para qualquer pessoa que se interesse em aumentar o seu potencial cognitivo ampliando seu campo mental.

Quem foi Reuven Feuerstein ?

Foi o fundador do Instituto Feuerstein e atuou como presidente até sua morte. Psicólogo clínico, de desenvolvimento cognitivo, o professor Feuerstein é responsável pela visão, essência, ideias e práticas que compõem o Instituto fundado.

O caminho para a realização do potencial humano

Nasceu na Romênia em 21 de Agosto de 1921. Iniciou sua carreira acadêmica estudando educação no Teachers College of Bucharest (1940-1942), antes de mudar seu foco para a psicologia no UNESCO College Bucharest em 1942. Simultaneamente, Feuerstein trabalhou como professor e depois diretor de uma escola para crianças com deficiência. Os estudos foram interrompidos em 1944, quando os nazistas invadiram a Romênia e Feuerstein emigrou para o Mandato da Palestina (Israel atual). Depois de um ano no Seminário de Professores de Jerusalém, Feuerstein começou a trabalhar como professor de educação especial e conselheiro de jovens nas Aldeias da Juventude Aliyah. Enquanto atuava nessa posição, passou a entender e estudar as variadas e complexas necessidades psicológicas e educacionais de imigrantes, refugiados e outros grupos desfavorecidos.

Retomou seus estudos acadêmicos em 1950, cursando psicologia geral e clínica na Universidade de Genebra, na Suíça (1950-1954). Durante esse período, ele também atuou como diretor de serviços psicológicos da agência Youth Aliyah na Europa. Feuerstein então retornou a Israel, onde foi nomeado diretor da Clínica Infantil de Instrução e Desenvolvimento em Aliyat HaNoar (1955-1983). Durante esse período, também obteve seu Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Sorbonne em Paris (1970) e estabeleceu a Instituição de Pesquisa Hadassah WIZO em Jerusalém, que se engajou na pesquisa e desenvolvimento de planos de intervenção para o avanço de grupos desfavorecidos.

Feuerstein ensinou e foi convidado a palestrar em várias universidades ao redor do mundo, incluindo a Bar Ilan University em Israel e a Yale University nos Estados Unidos. Ele era membro de vários comitês acadêmicos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, educação, autismo e muito mais.

Em 1989, Feuerstein estabeleceu o ‘Centro Internacional para a Melhoria do Potencial de Aprendizagem’ – hoje conhecido como Instituto Feuerstein.

Um homem e um psicólogo à frente de seu tempo

O professor Feuerstein começou a desenvolver suas teorias de modificabilidade cognitiva estrutural e aprendizado mediado enquanto estudava na Universidade de Genebra. Por meio de seu trabalho profissional com imigrantes, refugiados e pessoas com deficiência, ele encontrou apoio ao pressuposto de que inteligência e realizações não são medidas com precisão por exames de avaliação estática, como testes de QI. Tendo percebido que nem todos aprendem da mesma maneira, Feuerstein começou a desenvolver seu próprio conjunto de ferramentas para avaliar o potencial e ensinar novas maneiras de aprender.

Desde a década de 1970 até sua morte em 29 de Abril de 2014, criou e desenvolveu inúmeras aplicações para sua metodologia, com o objetivo de integrar e melhorar a vida de grupos desfavorecidos. Deu esperança a centenas de milhares de pessoas, tendo lhes proporcionado a oportunidade de criar uma mudança significativa e que alterou a vida, melhorando suas habilidades funcionais por meio de sua aptidão para aprender.

Por seu trabalho, o professor Reuven Feuerstein recebeu muitos prêmios, prêmios e reconhecimento mundial por seu trabalho inovador na realização do potencial humano; ele recebeu o Prêmio Israel em Educação em 1992, nomeado para o Prêmio Nobel da Paz em 2012 e recebeu postumamente a Medalha do Presidente em 2014.

INFORMAÇÕES TRADUZIDAS DA PÁGINA – https://www.icelp.info/en/home-3/about-us/professor-reuven-feuerstein-1921-2014/
Acesso em 29 de Junho de 2020.

Calendário - Fim da Página

Quem é a Mediadora ?

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Desenvolvimento Cognitivo
ATA e Trainer em PEI Nível I e II, formada pelo ICELP – Jerusalém/Israel

Profissional Licenciada para Mediar

Graduada em Pedagogia, Estudos Sociais e em Administração Escolar.
Pós Graduada em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia e Inspeção Escolar.
Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
DIRE – Diretora Regional Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG.
Diretora Regional da UNDIME Minas Gerais – União Nacional de Dirigentes Municipais.
Docente em graduação e pós-graduação para os cursos de Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica,
Gestão Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Consultório com trabalho personalizado para crianças, adultos, famílias, profissionais, instituições e empresas.
Palestrante nacional, participações em rádios, jornais e em entrevista na Globo News e nos livros:
1 – Hidrocefalia – Desmistificar é Preciso: Maria Tereza Bustamante Rosa Rezende;
2 – Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprendizagem – Proposições Psicopedagógicas: João Beauclair.
Depoente no Curso de Empreendedorismo promovido pelo Ministério de Educação – Cabo Verde na África 
em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas.

CONTRATE-ME

Meu trabalho vai além da minha cidade. Viajo em território nacional.

O que vou aprender ?

  • EMBASAMENTO TEÓRICO + 7 INSTRUMENTOS;
  • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE);
  • Critérios de Mediação (CM);
  • Experiência da Aprendizagem Mediada (E.A.M);
  • Mapa Cognitivo (MP);
  • Organização de Pontos (OP);
  • Orientação Espacial I (OEI);
  • Percepção Analítica (PA);
  • Comparações (COMP);
  • Classificações (CLASS);
  • Orientação Espacial II (OEII);
  • Ilustrações (ILUST).

Descrição

7 Instrumentos + 125 Atividades

ORGANIZAÇÃO DE PONTOS
Instrumento 1

Consiste em encontrar figuras geométricas familiares e não familiares, simétricas e assimétricas, que apresentam nível de complexidade crescente, em uma nuvem de pontos.
Este exercício permite o estabelecimento e a projeção de relações virtuais, na medida em que, somos levados a reestruturar um campo que carece de estrutura, oportunizando a Interiorização de esquemas, leis e modelos por meio de uma percepção clara e precisa.
Promove o desenvolvimento da conduta somativa, intensifica o foco da atenção na conservação, constância e permanência de um objeto, nos parâmetros forma e tamanho e realiza a mediação de controle do comportamento impulsivo.

ORIENTAÇÃO ESPACIAL I
Instrumento 2

Desenvolve a percepção de pontos de vistas diferentes usando como embasamento um sistema de orientação espacial relativo e estável o qual tem o corpo, da própria pessoa, como referência.
Para utilizar os sistemas de relações no espaço adequadamente requer uma reconstrução interna de uma relação, representando um espaço de transformação interiorizado.
O trabalho com este instrumento melhora o nível do espaço representativo que é importante para a conservação de propriedades e para o processo de reversibilidade, é crítico para o desenvolvimento do pensamento abstrato.

COMPARAÇÕES
Instrumento 3

O objetivo principal é desenvolver a conduta comparativa fazendo com que se compreenda o processo, e que ela se torne algo espontâneo.
Somente quando comparamos espontaneamente é que a modificabilidade pela experiência, acontece.
A habilidade de comparar é básica em qualquer processo cognitivo.
A comparação esta envolvida no reconhecimento e identificação de coisas que percebemos e é um pré-requisito para o estabelecimento de relações que conduzem ao pensamento abstrato.
Desenvolve instrumentos verbais e conceituais que permite a verbalização do processo pelo qual o indivíduo toma consciência de sua ação.

CLASSIFICAÇÕES
Instrumento 4

Neste Instrumento, vamos aprender como colocar ordem no universo através da organização de itens, separando-os em classes, de acordo com critérios ou regras.
Desenvolve a flexibilidade e o raciocínio divergente necessário para selecionar critérios abstratos sob os quais podem ser colocados elementos que apresentam características essenciais semelhantes. Embasa o desenvolvimento de raciocínio transitivo e silogístico. A habilidade de classificar é essencial e básica nas operações lógico verbais.

PERCEPÇÃO ANALÍTICA
Instrumento 5

Trabalha a representação mental e a projeção de relações.
Exercita o funcionamento cognitivo adequado trabalhando a habilidade de dividir um todo em partes, realizando a diferenciação, e quando junta as partes de um todo, formando um novo todo, realizando a integração.
A adaptação do ser humano ao mundo depende do equilíbrio entre esses dois processos.
Este instrumento usa processos de percepção para desenvolver uma variedade de estratégias cognitivas que conduzam a mudanças atitudinais e motivacionais na maneira como as pessoas interagem com a realidade.

ORIENTAÇÃO ESPACIAL II
Instrumento 6

Introduz e permite o exercício do uso de sistema de referência independente, externo, estável e absoluto, pontos cardeais, colaterais, coordenadas geográficas por meio dos quais se descreve a relação e a orientação no espaço.
Orientação Espacial II amplia os conceitos e as dimensões tratadas da Orientação Espacial I permitindo a prática do uso do espaço representativo em escala global. Oportuniza a percepção do espaço objetivo e subjetivo considerando as relações humanas.
A realização das atividades, deste instrumento, requer habilidade de trabalhar com grande número de informações e operar, cognitivamente, em um elevado nível de abstração.

ILUSTRAÇÕES
Instrumento 7

Apresenta uma série de páginas que retratam situações engraçadas, absurdas e interessantes, formato que agrada e entusiasma quem realiza as atividades. Além do humor, uma forma tão leve de interagir com a realidade, pode-se acrescentar que a modalidade, pictórica, traz a lembrança agradável das histórias em quadrinhos.
Favorece o estabelecimento de relações de causa / efeito, meio / fim, entre os acontecimentos apresentados nas ilustrações.
Dessa maneira o equilíbrio, interior, é restabelecido através de uma solução ou conclusão apropriada para cada caso, a partir das informações intrínsecas e extrínsecas coletadas na própria ilustração ou nas experiencias prévias de quem realiza a atividade.

Reuven Feuerstein

"Mais importante do que saber é aprender como usar esse saber."

O que falam - sobre o PEI

O PEI não é um curso fácil. Ele me levou a rever muitos dos conceitos e saberes que por muito tempo embasaram minha postura, tanto na vida pessoal, quanto profissional.

Me levou a refletir sobre meus limites e possibilidades, mas também me presenteou com tantas descobertas, com a possibilidade de transformação e o desejo pela ação. 

Estar cursando psicopedagogia e ter tido a oportunidade de fazer o PEI, me trouxe uma oportunidade única de reflexão sobre ensinar e aprender e todos os desafios e dificuldades inseridos nestes processos. 

Ser apresentada as operações mentais, funções cognitivas, mapa mental e a experiência de aprendizagem mediada, podendo ver de forma clara como a aprendizagem significativa é construída, foi e é uma experiência mágica. 

Sinto que a junção dos saberes que foram ministrados no decorrer do curso com tanta sabedoria, competência e leveza, somados as minhas experiências e reflexões me permite hoje uma visão muito mais ampla do processo de ensino e aprendizagem, enriquecendo minha atuação enquanto terapeuta.

Shelian Alfa Andrade Foureaux

Fonoaudióloga / Psicopedagoga / Mediadora PEI Nível I
Experiência em atendimento clínico na APAE de Santa Rita do Sapucaí por 13 anos, consultório e home-care.
Atuação na Secretaria de Saúde por 09 anos, tendo sido responsável pelo Programa de Saúde Auditiva do município e pelos atendimentos clínicos a população. Atualmente, faço parte da equipe do Centro de Apoio psicopedagógico ao Estudante – CAPE, na Secretaria de Educação de Santa Rita do Sapucaí, além de atender em home-care e consultório.
Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais - 07 de Julho de 2020

Objetivos

  • Corrigir funções cognitivas deficientes;
  • Adquirir vocabulário, códigos, conceitos e relações relevantes para a realização das tarefas do PEI bem como para resolução geral de problema;
  • Desenvolver motivação intrínseca por meio da formação de hábitos;
  • Desenvolver o pensamento reflexivo e o insight;
  • Mudar o padrão de pensamento de receptor passivo e reprodutor de dados para o gerador ativo de novas informações.

CERTIFICADO
CURSO COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DO ICELP

Institute for the Enhancement of Learning Potential – Jerusalém/Israel
O certificado de participação será emitido mediante aproveitamento de 100% do aluno.

Público Alvo

Crianças e Adolescentes com dificuldades de aprendizagem, Superdotados, Estudantes e profissionais das áreas de Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia, Pós Graduados, Normal Superior,  Fonoaudiologia, Terapeutas, Orientadores, Supervisores, Gestores, Coordenadores e para Empresas em programas de treinamento e na busca por soluções de problemas;

Pessoa e profissional de qualquer área que deseja melhorar o seu funcionamento do potencial cognitivo.

CARGA HORÁRIA

72 H - 7 Dias Seguidos, pode-se realizar no período de férias
Segunda a Domingo - Das 08h às 19h - Com 1 H de Almoço
2 Coffee Break por dia - Incluso / Almoço - Por conta do aluno

HORÁRIOS

Sexta, Sábados e Domingos - Das 08H às 19h OU
3 Finais de Semana = 3 Sábados e Domingos + 1 Única Sexta
OU 7 Sábados - 1 por Mês

*Folder acima desenvolvido para um trabalho específico e está de modo ilustrativo na página.

O que falam sobre nós...

“A formação do mediador em PEI Nível I oferece ferramentas que otimizam o trabalho do educador, permitindo a realização de intervenções assertivas junto aos estudantes. Consigo auxiliar o meu aluno a compreender a natureza do erro dele, assim como posso priorizar diferentes e aspectos da EAM para utilizar minhas em minhas aulas. Além disso, a mediação da professora Rosé mobiliza as nossas estruturas cognitivas permitindo maior desenvolvimento pessoal.”

Maria Lúcia Zanesco

Participar do curso me proporcionou realizar, de forma gradativa, a reorganização mental e consequentemente, a forma de decidir e agir diante de situações, no cotidiano.
Para meu trabalho, contribuiu para que a mediação no processo de ensinar pudesse ser aprimorada e melhor compreendida.
Foi fantástico e transformador conhecer sobre a capacidade de modificar a forma de funcionar da estrutura cognitiva e, principalmente, educar o modo de pensar.

Janaína Clara de Moura França Andrade

Diretora no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Pouso Alegre - Minas Gerais
Varginha - Minas Gerais - 30 de Junho de 2020

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Quando se trata de educação e intervenção cognitiva, o lugar é aqui. Você pode aumentar o seu Q.I e transformar o seu pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio; e muito mais.
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Nós sabemos sobre a sua agenda agitada. Também sabemos que a única maneira de você realmente entender um assunto é praticá-lo em um ambiente real.
Queremos que tudo esteja certo e atenda suas expectativas. Portanto, aguardamos o seu contato para ajustar os toques finais.
Agora, só falta VOCÊ!

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