EDUCVIDA

Dinâmicas para Leitura

A leitura é um testemunho oral da palavra escrita em diversos idiomas e com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplas finalidades. A leitura é parte fundamental no processo educacional, resultando na construção do ser, formação de caráter, senso e opinião. Ler requer percepção, atenção, concentração, elaboração do pensamento que projeta relações virtuais ligando o leitor aos seus sentimentos, desejos e sonhos. Vamos aprender muitas técnicas e dinâmicas para exercitar ou criar o hábito de leituraSó depende de quem? 

A ARTE DE SABER LER

A leitura de conteúdos de boa qualidade alarga os horizontes do indivíduo e amplia as suas possibilidades pela expansão de seu conhecimento, desenvolvimento intelectual e de sua visão de mundo, fortalecendo as convicções pessoais, a capacidade de argumentação e manifestação de opiniões com utilização de um vocabulário mais amplo.

AÇÃO DE LER

Retratos da leitura no Brasil apontam que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. É necessário modificar este cenário e resgatarmos o leitor que há dentro de cada um. Além dos pais, professores e avós devem se engajar na tarefa de engrandecer este público. Criar o hábito de ler é mágico. Não se pode dispensar a contação de histórias, dramatização de histórias infantis, teatros, júri simulado de obras onde a argumentação interpela a interpretação sob perspectivas individuais e coletivas, além de existir muitas outras técnicas individuais ou em grupo para a leitura.
Lemos por prazer, para adquirirmos informações e quando estudamos. A leitura além de aprimorar o vocabulário é um ato de suma importância para o processo de aprendizagem formal ou informal. Quem aprender a ler e adquire o hábito de leitura lê a vida com seus próprios olhos e suas emoções.

Descrição

O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo que inicia na família e será sistematizado na escola. É um fazer contínuo que aprofunda e opera em um nível sempre crescente de abstração e complexidade desenvolvendo os processos cognitivos superiores. Da leitura textual à leitura de mundo existe um caminho que deverá ser construído pela necessidade e o prazer. É reconhecida a importância da leitura para o sucesso acadêmico, o desenvolvimento da autonomia, da autoria de pensamento e o desenvolvimento da consciência crÍtica em relação ao mundo.

Quem é a professora?

Imagem1

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Desenvolvimento Cognitivo
ATA e Trainer em PEI Nível I e II, formada pelo ICELP – Jerusalém/Israel

Graduada em Pedagogia, Estudos Sociais e em Administração Escolar.
Pós Graduada em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia e Inspeção Escolar.
Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
DIRE – Diretora Regional Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG.
Diretora Regional da UNDIME Minas Gerais – União Nacional de Dirigentes Municipais.
Docente em graduação e pós-graduação para os cursos de Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica,
Gestão Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Consultório com trabalho personalizado para crianças, adultos, famílias, profissionais, instituições e empresas.
Palestrante nacional, participações em rádios, jornais e em entrevista na Globo News e nos livros:
1 – Hidrocefalia – Desmistificar é Preciso: Maria Tereza Bustamante Rosa Rezende;
2 – Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprendizagem – Proposições Psicopedagógicas: João Beauclair.
Depoente no Curso de Empreendedorismo promovido pelo Ministério de Educação – Cabo Verde na África 
em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas.

CONTRATE-ME

Meu trabalho vai além da minha cidade. Viajo em território nacional.

O que vou aprender ?

  • Praticar leitura individual e coletiva;
  • Desenvolver foco de atenção e sustentação da concentração;
  • Incentivar organização e expressão de ideias;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver a compreensão de conceitos;
  • Despertar criatividade;
  • Avaliar a compreensão leitora da criança e adolescente;
  • Diversificar atividades de ensino e aprendizagem;
  • Exercitar os raciocínios hipotético, inferencial, dedutivo e indutivo;
  • E dinâmicas de leitura.

Objetivos

  • Oportunizar o exercício de habilidades e práticas para transformar a escola num espaço de leitura diária, contribuindo para a formação do hábito de leitura de professores, criança e adolescentes;
  • Estender tais ensinamentos e práticas a pais e ou responsáveis.

CERTIFICADO

O certificado de participação será emitido mediante aproveitamento de 80 a 100% do aluno.

Público Alvo

Estudantes e profissionais das áreas de Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia, Pós Graduados, Normal Superior,  Orientadores, Supervisores, Gestores Escolares, Coordenadores, Mães, Pais, Contadores de Histórias, Atores de Teatro e Idosos.

CARGA HORÁRIA

32 Horas - Distribuídos em 5 noites e 1 Sábado On-Line
Quando presencial - COFFEE BREAK

HORÁRIOS

Segunda a Sexta das 18:00 às 22 Horas e 30 Minutos
Sábado das 07:30 às 18:00 Horas

Cartão - VERSO
Próxima Turma - Faça sua pré inscrição
Garanta - SUA VAGA.

Ficou Interessado ?

Quando se trata de educação e intervenção cognitiva, o lugar é aqui. Você pode aumentar o seu Q.I e transformar o seu pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio; e muito mais.
Aprimore a experiência pessoal e profissional incluindo a combinação de qualidade, facilidade na aprendizagem e foco no que há de mais atual. 
Nós sabemos sobre a sua agenda agitada. Também sabemos que a única maneira de você realmente entender um assunto é praticá-lo em um ambiente real.
Queremos que tudo esteja certo e atenda suas expectativas. Portanto, aguardamos o seu contato para ajustar os toques finais.
Agora, só falta VOCÊ!

Contate-nos

    CONHEÇA OUTROS CURSOS

    Aprenda com os melhores

    Participe do nosso curso e comece a construir uma carreira de sucesso. Garantimos que cada turma seja facilmente compreendida e que todos os alunos atinjam o mesmo nível de conhecimento necessário para aplicar na profissão e no cotidiano.