Atendimento

Atendimento Psicopedagógico

Está difícil ler e até mesmo falar? Está difícil escrever? Não consegue mudar a caligrafia? Está difícil quantificar e calcular?  Está com dificuldade em manter o foco de atenção e acessar a memória? Apresenta impulsividade? Agressividade? Ansiedade? Esses e outros inúmeros casos podem ser gerados pelos Transtornos ou Dificuldades de Aprendizagem. Estes, podem se apresentar de forma leve, moderada ou grave. De forma específica, mista e geral, e com períodos de curta ou longa duração. Para  a discalculia, disgrafia, disortografia, TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade temos e fazemos os tratamento e intervenções pertinentes. Dispomos de instrumentos para melhorar a qualidade de vida das famílias, profissionais e escolas e dos casos como: dislalia,  dislexia,  TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo e TOD – Transtorno Opositivo-Desafiador encaminhamos para outros profissionais, porém continuamos o acompanhamento de maneira multidisciplinar. É impossível mencionar aqui tudo o que realizamos como atendimento e formamos como avaliação e diagnóstico. Procure-nos para uma conversa e para melhores esclarecimentos. 

PARA APRENDER TEM CAMINHO.

Consultório ou Clínica?

Nós entendemos como uma junção de consultório + clínica. Por quê?
No consultório o atendimento ao aluno, professor, escola, criança, adolescente, adulto, idoso, família, empresário ou profissionais da saúde se faz com algumas análises. O próprio nome indica, o objetivo está na consulta e para se fechar o diagnóstico precisamos de uma anamnese e de alguns atendimentos.
A clínica é diferente do consultório. Após consultas, uma avaliação e um diagnóstico, tem como foco, quando necessário, estabelecer uma equipe especializada e multidisciplinar no atendimento.

Descrição

A estrutura multidisciplinar envolve vários profissionais e investigações. Profissionais estes: Fonoaudióloga, Oftalmologista, Pediatra, Neurologista, Nutricionista, Endocrinologista, Psicóloga, Psiquiatra, Fisioterapeuta, Pedagogo e Psicopedagogo.
Intervenção Psicopedagógica é um processo sério que parte de hipóteses levantadas por especialistas e que são formados para esta análise. Compreender o que e quem se contrata, garante no mínimo um bom resultado. Contrate quem sabe o que faz e entende sua realidade como a própria responsabilidade e necessidade.

Objetivos

As intervenções psicopedagógicas com soluções para as dificuldades e ou defasagens na operacionalização do processo de aprendizagem apresentadas, são mediadas de acordo com a especificidade e individualidade que cada caso exige.

O objetivo é, o de exclusivamente atender, solucionar e melhorar a qualidade de vida daqueles que procuram atendimento e precisam superar obstáculos no processo de aprendizagem e de convívio familiar e em sociedade.

Para quem é indicado ?

Aqueles que apresentem demanda de dificuldades e ou defasagem  na operacionalização do processo de aprendizagem.

Aluno, professor, escola, criança, adolescente, adulto, família, médico, psicólogo, fonoaudiólogo, profissionais e empresários.

Idosos – Para exercitação dos processos cognitivos de  percepção, atenção, memória e outros.

Quem fará o atendimento?

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Desenvolvimento Cognitivo
ATA e Trainer em PEI Nível I e II, formada pelo ICELP – Jerusalém/Israel

Graduada em Pedagogia, Estudos Sociais e em Administração Escolar.
Pós Graduada em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia e Inspeção Escolar.
Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
DIRE – Diretora Regional Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG.
Diretora Regional da UNDIME Minas Gerais – União Nacional de Dirigentes Municipais.
Docente em graduação e pós-graduação para os cursos de Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica,
Gestão Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Consultório com trabalho personalizado para crianças, adultos, famílias, profissionais, instituições e empresas.
Palestrante nacional, participações em rádios, jornais e em entrevista na Globo News e nos livros:
1 – Hidrocefalia – Desmistificar é Preciso: Maria Tereza Bustamante Rosa Rezende;
2 – Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprendizagem – Proposições Psicopedagógicas: João Beauclair.
Depoente no Curso de Empreendedorismo promovido pelo Ministério de Educação – Cabo Verde na África 
em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas.

Aplicação PEI - Programa Enriquecimento Instrumental

Aplicado, individualmente, em consultório, tem o foco de corrigir o funcionamento e flexibilizar as 19 operações mentais e 29 funções cognitivas que estruturam o ato mental na execução dos processos cognitivos de percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem e raciocínio para uma aprendizagem eficiente e eficaz. A Aplicação do PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental se dá no Nível I e II.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO ?

É realizado de forma interativa, com jogos e atividades estruturadas no mapa cognitivo, focando a observação do uso das operações mentais e as funções cognitivas que estruturam o funcionamento do ato mental.

QUANTO TEMPO LEVA ?

DIAGNÓSTICO: De 05 a 07 atendimentos.

ATENDIMENTO: Depende da natureza da necessidade e resposta do sujeito que será mediado.

ATENÇÃO

Trabalhamos sob o código de ética, princípios, normas e valores ponderados à boa conduta profissional, estabelecendo sigilo
entre as partes interessadas. Não veiculamos fotos ou vídeos dos atendimentos e ou do mediado, das reuniões familiares ou escolares em qualquer rede social ou mídia publicável.

DURAÇÃO

Cada atendimento - 50 minutos.

DATA E HORÁRIO

A combinar

Esclarecendo dúvidas...

É um levantamento e um registro do histórico de vida e familiar pessoal, além dos problemas clínicos apresentados ou incapacidades emocionais, físicas, intelectual e motoras que devem ser anotadas. O objetivo é estabelecer além do contato inicial, o vínculo com o paciente e respectiva família. Dessa maneira, a confiança se instala, o processo se desdobra facilmente e o resultado, consequentemente, será satisfatório para as partes interessadas – Profissional e o mediado.

Avaliação é um processo que permite ao profissional investigar e levantar hipóteses que possivelmente serão confirmadas ao longo do processo de mediação.

O diagnóstico abre suporte e possibilidades de intervenção; e dá início a instrumentalização para a superação das dificuldades confirmadas ou das demandas comprovadas.

Ocorre por meio da EAM – Experiência de Aprendizagem Mediada. A EAM provoca a modificabilidade cognitiva e estrutural que flexibiliza e adapta os múltiplos processos cognitivos, afetivos e socioculturais. Para aprender tem caminho. Podemos te ajudar.

A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio, sendo ele: família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

De acordo com o psicologado, “O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam às dificuldades da construção do conhecimento”. ​

É um Programa de Intervenção para corrigir processos cognitivos e aplicado utilizando como ferramenta a mediação que se efetiva pela Experiência da Aprendizagem Mediada.

Um programa que provoca a modificabilidade nas estruturas cognitivas do indivíduo, expande a capacidade para aprender, aumenta a sua eficácia mental por meio da flexibilidade e adaptabilidade de seu potencial cognitivo; e melhora a qualidade do desempenho intelectual.

  • Corrigir funções cognitivas deficientes;
  • Adquirir vocabulário, códigos, conceitos e relações relevantes para a realização das tarefas do PEI bem como para resolução geral de problema;
  • Desenvolver motivação intrínseca por meio da formação de hábitos;
  • Desenvolver o pensamento reflexivo e o insight (discernimento);
  • Mudar o padrão de pensamento de receptor passivo e reprodutor de dados para o gerador ativo de novas informações.
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Alguns Artigos...

O atendimento psicopedagógico num enfoque sistêmico

Mônica Hoehne Mendes
Artigo propõe-se a analisar a importância da formação do terapeuta psicopedagogo e, mais do que isto, que ele o faça de forma ininterrupta, pois é fundamental que este profissional mantenha-se continuamente buscando o aprofundamento da compreensão dos fenômenos com os quais interage. Na seqüência do artigo, há o destaque às diferentes etapas de um atendimento psicopedagógico, o que é determinado pelo grau de envolvimento entre o sujeito com sintoma no processo de aprendizagem e sua família, com o terapeuta psicopedagogo. Ao final, há o relato de um caso atendido na clínica psicopedagógica. O referencial teórico utilizado neste artigo para entender os determinantes da formação...

HÁ ALGO MAIS NO CONSULTÓRIO PSICOPEDAGÓGICO DO QUE SONHA A NOSSA VÃ FILOSOFIA

Silvia Szterling Munimos
Toda intervenção clínica psicopedagógica pressupõe uma determinada concepção do sujeito que (des)aprende. Diferentemente das clínicas que concebem o sujeito como um mosaico de funções a serem reeducadas de maneira mais ou menos previsível, partimos do pressuposto de que a criança ou o adolescente que nos vem consultar é um sujeito do inconsciente, falado por suas palavras e agido por seus desejos. Propomo-nos então, neste artigo, a discorrer brevemente sobre o modo de funcionamento do inconsciente, tal como aportado por Freud e revisitado depois por Jacques Lacan, a fim de repensarmos uma hipotética intervenção clínica a partir desse enfoque teórico...

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE CRIANÇA COM ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leila ¹, Bárbara² e Márcia³
Apresentar relato de avaliação psicopedagógica de criança com queixa de alterações no desenvolvimento. O caso relatado é o de menino, 9 anos de idade, atendido em clínica-escola de instituição da grande São Paulo. O relatório médico reportou alterações no desenvolvimento, especificamente atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, desatenção e dificuldade de aprendizado, com diagnóstico de transtorno específico misto do desenvolvimento e outro transtorno comportamental e emocional especificado com início habitualmente na infância ou adolescência...

Ficou Interessado ?

Quando se trata de educação e intervenção cognitiva, o lugar é aqui. Você pode aumentar o seu Q.I e transformar o seu pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio; e muito mais.
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Nós sabemos sobre a sua agenda agitada. Também sabemos que a única maneira de você realmente entender um assunto é praticá-lo em um ambiente real.
Queremos que tudo esteja certo e atenda suas expectativas. Portanto, aguardamos o seu contato para ajustar os toques finais.
Agora, só falta VOCÊ!

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