EDUCVIDA

Consultoria Educacional

Sua Instituição procura métodos para melhorar a nota do IDEB? Procura elaborar o PDI? Quer implantar projetos de intervenção pedagógica? Solucionar conflitos nas relações interpessoais? Promover capacitação de profissionais de educação? Sistematizar todo o funcionamento de gestão? Utilizar novos instrumentos avaliativos de aprendizagem? Atualizar Projeto Político Pedagógico? Sua procura terminou! Você encontra consultoria educacional especializa aqui – A Educvida entende a importância de ser um consultor especializado no tema. Esclarece como é realizada e quais são os principais benefícios gerados. Não há nada melhor do que trabalhar sabendo que sua atividade está no mais alto nível de desempenho. Já pensou nesta qualidade relacional entre alunos, pais, professores, funcionários e gestores?

Consultoria

Consultoria Educacional? Assessoria? É válido lembrar que são duas coisas diferentes. Como melhor entender a consultoria? É a ação de dar consulta, orientações, recomendações, direcionamento, encaminhamento, suporte e resultados.
A consultoria educacional consiste na atuação profissional que elabora soluções para problemas de um determinado assunto, evento ou projeto. Outro fato relevante é que pode, embora não necessite, envolver um diagnóstico.
A implantação das ações sugeridas e o acompanhamento das mesmas, depende da natureza da contratação que o cliente manifesta.

Descrição

Para atender as demandas específicas, a empresa Educvida – Educação de Olho na Vida traz na bagagem 50 anos de experiência no setor educacional, com consultora especialista no assunto e já tendo desenvolvido inúmeros trabalhos pertinentes ao tema. Nossos resultados garantem impactos positivos, de eficiência e eficácia.
Trabalhamos com atividades sequenciais, com métodos organizados e informações documentadas e registradas. A interação pode ser dada no ritmo da contratada e em curto, médio e longo prazo. Relembramos – Aqui a gestão é de qualidade!

Podemos ajudar na - Abertura de Escolas.

Para quem é indicado ?

Instituições educacionais das redes: municipal, estadual, particular e Secretarias Municipais de Educação que apresentem as seguintes demandas:

  • Melhoria na nota do IDEB;
  • Elaboração de PDI – Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Elaboração e implantação de projeto de intervenção pedagógica;
  • Resolução de conflitos nas relações interpessoais;
  • Necessidade de promover formação em serviço para profissionais de educação;
  • Sistematização do funcionamento;
  • Utilização de novos instrumentos avaliativos de aprendizagem;
  • Atualização do Projeto Político Pedagógico;
  • Implantação de funcionamento em rede, quanto planejamento pedagógico e avaliação.
Por que devo contratar uma Consultoria Educacional ?

O cenário educacional se modifica a todo instante com as tecnologias, metodologias, novos profissionais, chegada de alunos – estes com suas facetas múltiplas e individual; e até mesmo com aberturas de escolas, porém, existe uma constância – o funcionamento das instituições de ensino se ancoram nas diretrizes nacionais, LDBEN e na BNCC, que junto com as diretrizes estaduais e municipais cuidam da legalidade e da garantia normativa na busca do melhor para os alunos.

Diante do novo e inusitado momento pandêmico que passamos e pensando no novo normal para a educação, mudanças estruturais no funcionamento das instituições se fazem indispensáveis para se buscar um equilíbrio entre a legislação que se ajusta e os procedimentos pedagógicos permeado com o uso da tecnologia que se fez e fará presente. A necessidade de investimento em recursos de desenvolvimento, crescimento, e principalmente na formação em serviço, colocando o humano como o maior bem das instituições é que garantirá sucesso, resultados, oportunidades e qualidade na gestão. 

O suporte de consultoria assegura a qualidade do ensino, cujo qual e neste instante é Híbrido, assegura as estratégias e inovações educacionais da instituição de rede municipal, estadual e particular. Aqui o caminho é o construído com objetividade e trabalho para chegarmos a um único lugar – Excelência na relação Ensinar e Aprender. 

Trabalhamos com atividades sequenciais, com métodos organizados e informações documentadas e registradas. A interação pode ser dada no ritmo do contratante e em curto, médio e longo prazo. 

RELEMBRAMOS – AQUI A GESTÃO E A CONSULTORIA EDUCACIONAL É DE QUALIDADE!

ESTRATÉGIA
SUCESSO

CONTRATE-ME

Meu trabalho vai além da minha cidade. Viajo em território nacional.

Quem é a consultora educacional?

Rosé Palestras

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Desenvolvimento Cognitivo
ATA e Trainer em PEI Nível I e II, formada pelo ICELP – Jerusalém/Israel

Graduada em Pedagogia, Estudos Sociais e em Administração Escolar.
Pós Graduada em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia e Inspeção Escolar.
Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
DIRE – Diretora Regional Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG.
Diretora Regional da UNDIME Minas Gerais – União Nacional de Dirigentes Municipais.
Docente em graduação e pós-graduação para os cursos de Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica,
Gestão Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Consultório com trabalho personalizado para crianças, adultos, famílias, profissionais, instituições e empresas.
Palestrante nacional, participações em rádios, jornais e em entrevista na Globo News e nos livros:
1 – Hidrocefalia – Desmistificar é Preciso: Maria Tereza Bustamante Rosa Rezende;
2 – Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprendizagem – Proposições Psicopedagógicas: João Beauclair.
Depoente no Curso de Empreendedorismo promovido pelo Ministério de Educação – Cabo Verde na África 
em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas.

Suporte na - Implantação de Sistemas de Ensinos

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO ?

Análise do cenário considerando os ambientes externos e internos, forças e fraquezas da Instituição Educacional ou Secretaria Municipal de Educação, localizando o problema.

VISÃO
RESULTADOS

QUANTO TEMPO LEVA?

Tempo Mínimo - 03 meses - Duração Curta
Tempo Intermediário - 12 Meses - Duração Média
Tempo Máximo - 24 meses - Duração Longa

Próxima Consultoria - Agora! Só você agendar.

O que falam sobre nós...

Imagem1

Em uma apertada síntese, pretendemos descrever o perfil de uma das mais competentes e respeitáveis profissionais da qual tivemos a honra de partilhar conhecimentos e experiências durante uma fase de nossa carreira. 

Eduardo Dantas Rosa

Tenente-Coronel do Quadro de Veteranos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Um breve histórico de Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha frente à Direção Pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Pouso Alegre 

Por: Eduardo Dantas Rosa * 

“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Isaac Newton 

Em uma apertada síntese, pretendemos descrever o perfil de uma das mais competentes e respeitáveis profissionais da qual tivemos a honra de partilhar conhecimentos e experiências durante uma fase de nossa carreira. 

A fim de evitar que o assunto se torne extenso e cansativo, mas não podendo nos furtar de fatos de igual importância, precisamos trazer a público um anseio, de longa data, pela comunidade operacional, pela implantação de uma unidade escolar do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM, na cidade de Pouso Alegre. Insta dizer que, na ocasião, já havia em todo o Estado outras 20 (vinte) unidades em pleno funcionamento. Antecedida de inúmeros estudos e inúmeras reuniões envolvendo o Comando da Polícia Militar e representantes da Secretaria Estadual de Educação – SEE e Superintendência Regional de Educação de Pouso Alegre – SRE, decidiu-se pela autorização da instalação da unidade do CTPM nesta cidade em 05Set14. 

Foi-nos, então, confiada a missão de efetivar a instalação da unidade do CTPM na cidade de Pouso Alegre. Iniciou-se, assim, uma nova fase do processo que, dada à sua complexidade e exiguidade de tempo, exigiu-nos um incansável desprendimento e total comprometimento àquilo a que se propunha para um futuro próximo. 

Superados consideráveis óbices, principalmente o tempo, considerando que o ano letivo de 2015 tinha seu início previsto para o dia 03 de fevereiro, ainda perdurava um outro desafio, senão o maior deles: a definição do profissional para a Direção Pedagógica da unidade escolar, recém instalada. Função essa que exigiria, além do compromisso do cargo, determinação, competência, experiência, capacidade de liderança, dentre outros atributos inerentes ao profissional designado para tal mister. O desafio não foi fácil, principalmente pelo fato de que um profissional dessa envergadura e que colecionasse tantas qualidades pudesse não estar disponível. 

Por sorte do destino, um nome fora propalado, sendo dispensável qualquer outro, justamente pelo fato de se tratar da pessoa que buscávamos para completar o quadro de pessoal do CTPM. Foi, então, que tivemos a oportunidade de convidar essa profissional para que nos concedesse a honra de fazer parte de nossa equipe e que ombreasse conosco a difícil missão de promoção de uma educação básica de qualidade ao nosso público-alvo. Um grande misto de alívio e alegria tomou-nos conta quando essa profissional se sensibilizou à causa e sinalizou afirmativamente ao nosso propósito. Em 25 de fevereiro de 2015, o Comandante- Geral da Polícia Militar de Minas Gerais designava, então, para o cargo de Diretora Pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Unidade Pouso Alegre a Sra Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha. A Professora Rosé fora reconduzida ao cargo nos anos seguintes, até o final de 2017. 

Graças à expertise dessa profissional que passou a integrar o Corpo Pedagógico do CTPM, o processo de instalação tornou-se ainda mais gratificante e menos pesado, pois muito ainda havia para ser providenciado e o processo se tornasse ainda mais eficaz. 

Dentre os feitos a ela atribuídos podemos citar o seu primeiro feito que fora recomendar uma reunião com os demais profissionais do Corpo Pedagógico para definição do nivelamento pedagógico do corpo discente, pois estes apresentavam origens escolares diversas. 

Outra ação diz respeito à consecução de livros didáticos do PNLD para atendimento ao alunado, considerando que o processo de instalação do CTPM sucedeu ao período do Censo Escolar e, com isso, a unidade escolar não poderia ser contemplada com esse material. O relacionamento que a Sra Rosé havia construído junto às pessoas que poderiam auxiliar nesse assunto, possibilitou a obteção do material necessário junto à SEE/SRE, com a reserva de contingência bem como doações oferecidas por outras unidades escolares da urbe e região. 

Podemos citar, com muita tranquilidade, o desprendimento da Diretora Pedagógica, ainda em 2015, ao perceber que o assunto “livro didático” voltaria à baila no ano de 2016. Isso deveu- se ao fato de que a unidade escolar não poderia ser contemplada com o aludido material devido ao Censo de 2015 que não poderia ser considerado. Com essa informação e preocupada com o assunto, sabedora da dificuldade que fora na consecução dos livros didáticos, no ano que estava em curso e a importância desse material na formação dos discentes, a Diretora Pedagógica não mediu esforços para convencimento do Diretor Administrativo do CTPM/Pouso Alegre, da Diretora de Educação da Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social da PMMG – DEEAS/Belo Horizonte e da Comunidade Escolar para que a unidade de Pouso Alegre adotasse apostilas de algum sistema de educação em complementação ao livro didático. Assim, em 16Set15, fora autorizado o apostilamento do CTPM/Pouso Alegre e, isso, mudaria significativamente o futuro pedagógico dos alunos dessa unidade escolar e, num futuro próximo, também das demais unidades espalhadas pelo Estado. 

Em uma analogia ao fato narrado alhures, de nada adianta uma orquestra sinfônica ser composta pelos melhores músicos, ter à sua disposição os melhores instrumentos, se não contar com um excelente maestro para regê-la. Assim podemos descrever o perfil da Diretora Pedagógica do CTPM que, com maestria, regeu com sua batuta os melhores profissionais da educação designados para o processo de ensino/aprendizagem daquele ambiente escolar. Os resultados começaram a aflorar ainda no ano de 2015 por ocasião das avaliações externas a exemplo do PROALFA, PROEB, OBMEP (1ª e 2ª fases), OBM (1ª e 2ª fases), além dos concursos de redação/literário do projeto EPTV na Escola e Exército Brasileiro (14º Grupo de Artilharia de Campanha). Quanto aos dois primeiros exames (PROALFA e PROEB) o CTPM destacou-se por obter um rendimento acima das médias, tanto estadual quanto regional (SRE), sobressaindo-se às demais unidades escolares da rede estadual. 

Os resultados positivos mantiveram-se em linha ascendente nos anos que se sucederam, inclusive no ENEM/2017, ano de sua primeira avaliação nesse processo, classificando-se, nas provas objetivas, na 13ª posição entre as 1533 escolas estaduais do Estado. Chamamos atenção, ainda, para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 2015 e 2017 em que o CTPM se destacou ao obter valores acima das metas definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os valores superaram não só escolas da rede pública como também da rede privada. 

Por oportuno, podemos e devemos destacar outras significativas participações ativas da Sra Rosé no processo de efetivação do Colégio Tiradentes/Pouso Alegre tais como: (1) estudos 

elaborados pela DEEAS com objetivo de adoção de apostilas para todas as unidades de CTPM do Estado. Hodiernamente, graças à sua consultoria técnica, todas as unidades escolares do CTPM do Estado aderiram ao mesmo material da unidade de Pouso Alegre; (2) (2) Elaboração do Calendário Escolar e Cívico; (3) Colegiado Escolar; (4) Definição e padronização de uniformes dos servidores administrativos e Corpo Docente; (5) Organização de eventos internos destinados à comunidade escolar; (6) Elaboração do Plano de Ação da Gestão Escolar; (7) Reuniões Pedagógicas; (8) Conselhos de Classe; dentre outros. 

Para concluir precisamos esclarecer que o Colégio Tiradentes teve início em 03 de fevereiro de 2015, por força da Resolução no 4.342 de 05 de setembro de 2014 da Polícia Militar de Minas Gerais e Portaria no 242/2015 da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE e seu nome vem se consolidando a cada ano, sempre com os melhores resultados e perspectivas de superação futura. Como já tivemos a oportunidade de destacar, esses resultados são frutos de trabalho árduo e de muita dedicação à causa, sobretudo da postura adotada pela profissional Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha. Além de contribuir ativamente na instalação do Colégio Tiradentes, essa profissional deixou seu legado e toda uma estrutura formada para que as futuras gerações de diretores possam nela se espelhar e se engajarem com o mesmo denodo e afinco de quem lhes antecedeu. Ao longo de sua jornada e breve passagem pela Instituição Polícia Militar de Minas Gerais, quando no cargo de Diretora Pedagógica da unidade do Colégio Tiradentes/Pouso Alegre a profissional Professora Rosé, como era carinhosamente chamada por todos os profissionais que compunham o quadro de pessoal, manteve-se firme em seu propósito com o seguinte mote: “O Colégio Tiradentes não será apenas mais uma escola. O Colégio Tiradentes será a escola” (destaque nosso). Atualmente, todas as unidades escolares de Colégio Tiradentes espalhadas pelo Estado de Minas Gerais adotam posturas idênticas às de nossa unidade obtendo resultados, também expressivos, graças aos trabalhos que foram desenvolvidos desde sua instalação. 

É difícil discorrermos em tão poucas palavras o que pretendemos sobre uma pessoa que, dado ao seu elevado grau de profissionalismo e proatividade, conquistou nossa total confiança, admiração e amizade. Enfim, a Polícia Militar de Minas Gerais, especialmente os integrantes da 17ª Região da Polícia Militar rendem à essa profissional o eterno agradecimento. 

* Tenente-Coronel do Quadro de Veteranos da Polícia Militar de Minas Gerais

Alguns Artigos...

Artigo 1

Resenha do livro A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo

Franciele Daiane Rodrigues Resende
A educação tem sofrido mudanças nas últimas décadas: inovação, metodologias ativas, competências e novas tecnologias. O acesso à informação transformou a sociedade e a práxis educativa, que há muitos séculos serviu ao modelo tradicional. É nessa perspectiva que os professores Fausto Camargo, coordenador do curso de Administração da Uniamérica, de Foz do Iguaçu (PR), e Thuinie Daros, headde metodologias ativas e cursos híbridos da Unicesumar, de Maringá (PR), escreveram o livro A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. A ideia do livro surgiu, porque os autores perceberam, por meio de estudos, que a neurociência, aplicada à educação, vem demonstrando que a estrutura neurofisiológica que sustenta a aprendizagem não está sendo corretamente estimulada com as atuais metodologias educacionais...
Artigo 2

Concepções e ações da gestão escolar em relação aos discentes (ou de como perder o foco da ação pedagógica na escola)

Silvina Julia Fernández
Este trabalho busca entender as concepções que diferentes equipes gestoras de escolaspúblicas municipais de Duque de Caxias (RJ) evidenciam com relação à finalidade do processo de escolarização, assim como algumas das ações decorrentes dessas percepções, em função de garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas àsequipes gestoras de 13escolas desse município,abordando as explicações situacionais desses gestores e os seus entendimentos sobre as possibilidades de atuação em meio à escassez de recursos e aos conflitos cotidianos. Destacamos que a perda do foco nas aprendizagens e nos processos didático-pedagógicos tem explicação, em parte, na existência de uma teoria pedagógica normativa, com escassa produção analítico-explicativa e praxiológica que...
Artigo 3

Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais

Ana Cristina¹ Fabiana Marques²
O diretor escolar da rede pública de ensino no Brasil é, em sentido amplo, um agente público, vinculado à União, estado ou município, dependendo do pertencimento de sua unidade escolar. Considerando a autonomia dos entes federados na definição das formas de acesso ao cargo ou função de diretor, elas podem variar muito, tanto entre redes de ensino como numa mesma rede. Este artigo apresenta um levantamento de dados atuais referentes às formas de provimento ao cargo ou função dediretor de escolas públicas nas redes estaduais de ensino. Abordando os aspectos legais na discussão sobre os conceitos de cargo e função/eleição e consulta, discutimos a diversidade nas formas de provimento ao cargo ou função do diretor escolar nessas redes, à luz dos estudos sobre gestão e liderança escolar, e propomos uma reflexão sobre os impactos desses diferentes encaminhamentos...

Ficou Interessado ?

Quando se trata de educação e intervenção cognitiva, o lugar é aqui. Você pode aumentar o seu Q.I e transformar o seu pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio; e muito mais.
Aprimore a experiência pessoal e profissional incluindo a combinação de qualidade, facilidade na aprendizagem e foco no que há de mais atual. 
Nós sabemos sobre a sua agenda agitada. Também sabemos que a única maneira de você realmente entender um assunto é praticá-lo em um ambiente real.
Queremos que tudo esteja certo e atenda suas expectativas. Portanto, aguardamos o seu contato para ajustar os toques finais.
Agora, só falta VOCÊ!

Contate-nos

    CONHEÇA OUTROS SERVIÇOS

    Aprenda com os melhores

    Participe do nosso curso e comece a construir uma carreira de sucesso. Garantimos que cada turma seja facilmente compreendida e que todos os alunos atinjam o mesmo nível de conhecimento necessário para aplicar na profissão e no cotidiano.