EDUCVIDA

Avaliação de Aprendizagem

Que sistema educacional vivenciamos? Reprovação de alunos é sinônimo de normalidade? O processo de avaliação na aprendizagem é satisfatório? Quando se reprovava mais alunos a educação obtinha resultados apenas positivos?
Avaliar para reprovar não faz mais sentido o mais importante no processo de avaliação é que ela aconteça para diagnosticar o nível de desempenho do aluno, com o objetivo de promover a intervenção pedagógica e a inclusão. Quantos instrumentos de avaliação você conhece? Como será o sistema de avaliação pós pandemia? Qual será o foco? E você vai interiorizar e exercitar esta proposta?

APRENDER

Depende da metodologia, qualificação dos profissionais da educação, dos instrumentos utilizados para avaliar, e da própria instituição que tem a responsabilidade de promover o ensino. Aprender significa dar significado ao ato, mudar o olhar, sentir o novo e vislumbrar novos caminhos. Aprender é um ato do encontro, de interação, de entrega e recebimento onde a generosidade é a liga que fixa o laço afetivo que estrutura e da vida a relação pedagógica.

Descrição

Cabe aqui questionar, os nossos alunos só precisam alcançar este índice? As escolas, todas, não podem criar estratégias de ação para a busca de excelência?
Este curso promove o conhecimento e prática, na elaboração de instrumentos e questões para a realização de uma avaliação focada na verificação do desempenho cognitivo exigido pelo processo de ensino e aprendizagem, eficientes, e que embasem o desenvolvimento de competências e habilidades operatórias que facilitem a resolução de problemas no cotidiano. Vale refletir, considerando o momento-pandemia, para qual modelo de cotidiano?

Quem é a Instrutora ?

Imagem4

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Desenvolvimento Cognitivo
ATA e Trainer em PEI Nível I e II, formada pelo ICELP – Jerusalém/Israel

Graduada em Pedagogia, Estudos Sociais e em Administração Escolar.
Pós Graduada em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia e Inspeção Escolar.
Secretária Municipal de Educação de Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais.
DIRE – Diretora Regional Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG.
Diretora Regional da UNDIME Minas Gerais – União Nacional de Dirigentes Municipais.
Docente em graduação e pós-graduação para os cursos de Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica,
Gestão Escolar e Desenvolvimento Cognitivo.
Consultório com trabalho personalizado para crianças, adultos, famílias, profissionais, instituições e empresas.
Palestrante nacional, participações em rádios, jornais e em entrevista na Globo News e nos livros:
1 – Hidrocefalia – Desmistificar é Preciso: Maria Tereza Bustamante Rosa Rezende;
2 – Do Fracasso Escolar ao Sucesso na Aprendizagem – Proposições Psicopedagógicas: João Beauclair.
Depoente no Curso de Empreendedorismo promovido pelo Ministério de Educação – Cabo Verde na África 
em parceria com a ONU – Organização das Nações Unidas.

CONTRATE-ME

Meu trabalho vai além da minha cidade. Viajo em território nacional.

O que vou aprender ?

  • Estruturação do ato mental;
  • Modalidades de apresentação de desafios;
  • Como adequar o uso do tempo em relação a resultados cognitivos e emocionais;
  • Como estabelecer a graduação da complexidade e abstração num contínuo para a resolução de desafios;
  • Como averiguar o nível de eficiência na avaliação formativa;
  • Como utilizar os diversos instrumentos de avaliação.

IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica​

Criado pelo INEP – Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira em 2007, resume em um único indicador 2 conceitos para comparar a qualidade do ensino no país:

  1. Fluxo: Retrata a taxa de aprovação dos alunos;
  2. Aprendizado: Traduz o resultado dos estudantes aferidos pela Avaliações externas, realizadas pelo Estado e pela União.

Objetivos

  • Elaborar avaliação em diferentes modalidades;
  • Verificar o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas;
  • Utilizar o conteúdo como meio de exercitar o ato mental;
  • Construir com os discentes o processo de autoavaliação.

CERTIFICADO

O certificado de participação será emitido mediante aproveitamento de 80 a 100% do aluno.

Público Alvo

Estudantes e profissionais das áreas de, Pedagogia, Pós Graduados, Normal Superior, Orientadores, Supervisores, Gestores e Coordenadores.

CARGA HORÁRIA

67 HORAS e 30 Minutos - Distribuídos em 15 noites On-Line
Quando presencial - Com COFFEE BREAK

HORÁRIOS

Segunda a Sexta das 18:00 às 22 Horas e 30 Minutos
Aos finais de semana, feriados e outros horários a combinar

Cartão - VERSO
Próxima Turma - Faça sua pré inscrição
Garanta - SUA VAGA.

Ficou Interessado ?

Quando se trata de educação e intervenção cognitiva, o lugar é aqui. Você pode aumentar o seu Q.I e transformar o seu pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio; e muito mais.
Aprimore a experiência pessoal e profissional incluindo a combinação de qualidade, facilidade na aprendizagem e foco no que há de mais atual. 
Nós sabemos sobre a sua agenda agitada. Também sabemos que a única maneira de você realmente entender um assunto é praticá-lo em um ambiente real.
Queremos que tudo esteja certo e atenda suas expectativas. Portanto, aguardamos o seu contato para ajustar os toques finais.
Agora, só falta VOCÊ!

Contate-nos

    CONHEÇA OUTROS CURSOS

    Aprenda com os melhores

    Participe do nosso curso e comece a construir uma carreira de sucesso. Garantimos que cada turma seja facilmente compreendida e que todos os alunos atinjam o mesmo nível de conhecimento necessário para aplicar na profissão e no cotidiano.